Kolping Padre Teodoro de Vila Belém

Rua General Clark, 485 – São Salvador, Belo Horizonte – MG

Breve história de fundação da comunidade Vila Belém

A Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém foi a percussora do movimento Kolping no Estado de Minas Gerais. Fundada em 07 de setembro de 1978, com o nome Comunidade Kolping Vila Belém, pela equipe liderada por Padre Paulo Teodoro Schroeder (1908-1997), na ocasião Pároco da Igreja Santo Antônio da Vila Belém.

Padre Teodoro teve conhecimento do movimento Kolping por intermédio de Padre Justino durante o retorno de uma viagem à Alemanha. Desde sua fundação, a Kolping da Vila Belém oferece cursos de capacitação profissional, atividades religiosas,  esporte e lazer para a comunidade, associados e suas famílias. Após o falecimento de Padre Teodoro, a então presidente Maria Dolores (1944-2008) convoca uma assembleia geral para alterar o nome da Comunidade Kolping da Vila Belém para Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, fazendo assim uma grande homenagem para aquele que tanto contribuiu e incentivou  a atuação social do movimento Kolping.

Principais serviços e projetos

São ofertados cursos para jovens de 14 a 17 anos. São eles: Informática, Montagem e Manutenção de Computadores, Configuração de Redes, Atendimento ao Público, Rotinas Administrativas, Empreendedorismo Digital, direitos Humanos, inglês e Fotografia. Além de oficinas de teatro, violão, jiu jitsu, futsal masculino e feminino, xadrez e slackline.

Saiba mais em:  https://projetopreparandoofuturo.wordpress.com/

O Projeto tem por objetivo facilitar a socialização e o fortalecimento de vínculos comunitários de crianças e adolescentes de 10 a 13 anos. São ofertados cursos de Tecnologias Digitais, Inglês e atividades/oficinas de cultura, esporte educacional e lazer.

•  Projeto Wiki Bairros

O projeto visa sensibilizar os jovens para valorização e salvaguarda do patrimônio material e imaterial da comunidade, a partir da criação de uma rede de colaboração para construção de uma Wikipédia que reúna as informações históricas dos bairros vizinhos da Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém. O projeto estimula os adolescentes e seus familiares a entenderem os processos de formação sócio-espacial da comunidade abrindo janelas para a construção e o fortalecimento da identidade local.

• Programa de Inclusão Digital para Terceira Idade

O Telecentro é o espaço composto por computadores conectados a internet, que são disponibilizados gratuitamente para oficinas e cursos de informática para a terceira idade, serviços de utilidade pública e acesso à internet para a comunidade de todas as faixas etárias.

•  Grupo de Convivência Para Idosos
Grupo de convivência da Terceira Idade

Grupo formado por 20 idosas que se encontram semanalmente (às quintas-feiras) para desenvolverem atividades que contribuem para o envelhecimento ativo, independente e saudável. Para tanto, são promovidas atividades de socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como atividades de orientação sobre os direitos dos idosos.

• Escolinha de futsal
Aula de futsal

O Projeto é realizado na Quadra Poliesportiva Kolping e atende crianças  e adolescentes na faixa etária de 6 a 12 anos com o objetivo de promover e fortalecer os vínculos familiares e comunitários   através da prática do Esporte, criando espaços de convivência e formação para a vida cidadã, na prevenção de situações de risco, exclusão social, violências, abusos e exploração sexual e trabalho infantil.

A Quadra Poliesportiva é um espaço de socialização e lazer construída a partir de recursos da Obra Kolping Internacional na década de 1980, e desde então se consolidou como um espaço tradicional da comunidade  para  a prática de futebol amador e encontro de amigos e familiares. Sua utilização  é feita pelos times amadores “Peladeiros” mediante o pagamento de uma taxa de  80$ hora.

• Cursos de Qualificação Profissional

Durante o ano são ofertados, a preços populares, os cursos de: Informática Básica; Montagem e Manutenção de Computadores; Manicure; Violão; Rotinas Administrativas; Departamento Pessoal e Cuidador de Idosos.

•  Espaço multiuso: Telecentro e Biblioteca Comunitária

Tem por objetivo promover e potencializar a socialização, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além do protagonismo e autonomia de seu usuários, através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (Tics), por meio da utilização do software livre. O espaço também contém uma biblioteca comunitária que disponibiliza um vasto acervo para leitura livre e pesquisa, composto por clássicos da literatura brasileira e estrangeira, além de conter ricos exemplares de Barsas, Enciclopédias e Atlas como memória de como era o processo de pesquisa documental.

•  Atendimento Jurídico

Atendimento prestado de forma acessível para toda a comunidade, com o objetivo de orientar juridicamente nas áreas cível, trabalhista, previdenciária, direito do consumidor entre outras, através de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

• Clínica Social

É um espaço destinado a prestar atendimento com preços acessíveis às pessoas que necessitam de consultas com profissionais na área da Saúde. Atualmente são oferecidos os atendimentos com Psicólogos; Psicopedagogos; Fonoaudiólogo e Médico Homeopata.

Horário de funcionamento da comunidade

Segunda-feira a sexta feira

De 8h30 às 12h e das 14h às 17h30