Juventude

Artigo 53° do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/1990
"A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho."

Artigo 9° do Estatuto da Juventude - Lei 12.852/2013
  "O jovem tem direito à educação profissional e tecnológica,
articulada com os diferentes níveis e modalidades de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia."
Formação profissional e social

A semente do movimento Kolping foi iniciada com a fundação da Associação de Aprendizes, idealizada pelo Adolfo Kolping, em 1849, na cidade de  na Alemanha. Naqueles tempos, no contexto da Revolução Industrial, milhares de jovens migravam do campo para as grandes cidades europeias. Sem perspectiva de vida e de trabalho, Kolping passou a ensinar aos jovens o ofício de sapateiro – sua profissão. Os grupos de jovens aprendizes foram se transformando em cooperativas de trabalho que se espalharam por toda a Europa.

Após 168 anos, o tema de apoio à formação profissional da juventude continua sendo a prioridade do trabalho do movimento Kolping Internacional. No Brasil a Kolping tem diversas iniciativas de formação com destaque para a Obra Kolping do Pará e de São Paulo.

Em Minas Gerais, o primeiro núcleo de formação profissional foi Centro de Formação Profissional Padre Teodoro, na Paróquia Santo Antônio da Vila Belém, em Belo Horizonte. A maioria das comunidades desenvolvem ações de formação profissional e social com os jovens. Atualmente, destacam-se os seguintes Projetos:

Projeto Preparando o Futuro, que acontece em três comunidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana (São Salvador/Gloria, Minas Caixa/Venda Nova e Santinho/Ribeirão das Neves).

– Escola de Música Monsenhor Vitor Arantes, que acontece na Cidade de Boa Esperança – Sul de Minas;

– Coral da Kolping Felício dos Santos, no município de Felício dos Santos – Vale do Jequitinhonha

As comunidades também desenvolvem ações em parcerias com outras organizações sociais e Poder Público.

Coletivo Jovem, fruto de uma parceria entre a Obra Kolping de Minas Gerais e o Instituto Coca-Cola, promove formação na área de eventos, marketing e comunicação, além de impulsionar os jovens para o mercado de trabalho. Acontece na sede da Obra, em Belo Horizonte, e é gratuito.

Projeto Caminhando Juntos – PROCAJ – (São João da Chapada e São Gonçalo do Rio Preto)

Fica Vivo!, em Belo Horizonte e Região Metropolitana (Minas Caixa e São Benedito), que acontece em Parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais. O objetivo do programa é o controle e a prevenção de homicídios em áreas com altos índices de criminalidade no estado de Minas Gerais. São mais de 600 oficinas de esporte, arte e cultura para jovens de 12 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

– Pré-Enem: curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, porta de entrada para o Ensino Superior. Atualmente, a única comunidade com o preparatório é a Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, em Belo Horizonte.

– Além dos serviços e projetos de formação profissional e social as comunidades sensibilizam e incentivam os jovens a participarem de forma ativa no Movimento Kolping, especialmente trabalhando com a formação para que se tornem lideranças no movimento social, ingressando inclusive nos quadro da Juventude Kolping.