Juventude Kolping

Apesar do princípio familiar da Obra Kolping, que reúne gerações de crianças, jovens, adultos e idosos, o movimento é essencialmente voltado para a Juventude. O primeiro grupo de aprendizes do Beato Adolfo Kolping contou com sete jovens artesãos. O papel da Obra Kolping é promover as atividades dos integrantes da Juventude Kolping por meio da formação, grupos, encontros, retiros e eventos. Funcionando assim como um espaço laboratório para o desenvolvimento de novas lideranças na participação de conselhos de controle social e na sociedade em geral, com atuação comunitária e/ou política.

Na Kolping de Minas Gerais, esse grupo estadual é formado pelos grupos de jovens de cada Comunidade Kolping, com atuação no âmbito social e de forma concreta no mundo do trabalho. Há ainda a oportunidade de intercâmbio de experiências com as juventudes internacionais do movimento por meio de formação e reuniões internacionais dos membros Kolping em todo o mundo. Conheça mais sobre a Juventude da Obra Kolping de Minas Gerais!

Atuação POLÍTICA da Juventude Kolping

Em Belo Horizonte, a Juventude Kolping tem participado de várias ações politizadas e engajadas. Os jovens da comunidade Kolping Vila Belém, participaram das reuniões do programa de gestão compartilhada, o Orçamento Participativo, que decide junto aos moradores das regiões da cidade de Belo Horizonte sobre a execução de obras e investimentos a serem realizados. Na falta do cumprimento das decisões tomadas nas reuniões do Orçamento Participativo, os jovens protestaram no encontro.

Nas Jornadas de Junho de 2013, os jovens participaram de protestos na capital reivindicando a construção da prometida UPA e a criação de área de esporte e lazer no bairro São Salvador. A demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento, UPA, que também é uma reivindicação antiga da comunidade foi reclamada.

• Jovens da Juventude Kolping da Vila Belém protestam em reunião do Orçamento Participativo na região

Atuação NO CONSELHO da Juventude DE BELO HORIZONTE

Em Belo Horizonte, há também o Conselho Municipal da Juventude, o COMJUVE BH. A proposta do Conselho, que conta com integrantes do Poder Público, de entidades na sociedade civil e de jovens, é viabilizar o contato das demandas juvenis com os gestores. Por meio das Conferências Municipais da Juventude, espaço de discussão das políticas públicas e temas variados sobre este público, que ocorrem a cada dois anos, uma nova composição é eleita. Cada regional de Belo Horizonte é representada por dois jovens.

No biênio 2015-2017, os jovens que representaram a regional Noroeste (onde está localizada a sede da Obra Kolping de Minas Gerais e a comunidade Kolping Vila Belém) foram os alunos do projeto “Preparando o Futuro”, Dafna Pereira e Mike Pereira. A atuação dos representantes no COMJUVE se baseia na sugestão de propostas para a juventude e atuar com voz ativa frente às decisões relacionadas a esse público.

• Foto: Prefeitura de Belo Horizonte
  • Foto: Arquivo pessoal/Dafna Pereira

Juventude Kolping de Minas Gerais pelo mundo

América Latina

Existem encontros internacionais da Juventude Kolping. Na América do Sul, por exemplo, existe o Encontro da Juventude Kolping do Cone Sul (Encuentro de Jóvenes Kolping del Conosur, em espanhol), que abrange os países da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Em 2009, onze jovens da comunidade Kolping Vila Belém participaram do encontro, que foi realizado em Montevidéu com outros 500 jovens, que trocaram idéias e projetos. Em 2014, última edição, o Brasil sediou a reunião, que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina. De Minas Gerais, participaram Alessandro Silva e Anderson Coelho, também da comunidade Kolping Vila Belém.

(Mais sobre a Kolping Internacional aqui)

• Encontro da Juventude Kolping do Conosur, no Uruguai, 2009
  • Jovens que participaram do Encontro Kolping do Conosur, no Uruguai, em 2009
  • Encontro da Juventude Kolping do Conosur, em Florianópolis (SC), em 2014

Apresentação de Roseane Aparecida no Encontro da Juventude Kolping Nacional

Nos dias 20 e 23 de janeiro de 2017, aconteceu o 3º Encontro Nacional da Juventude Kolping do Brasil. Sob o tema “Jovens Kolping como discípulos de Jesus”, o evento reuniu as lideranças nacionais. Quem representou a Kolping Minas Gerais foi a diretora de Juventude, Rosiane Aparecida, da comunidade Kolping São Gonçalo do Rio Preto (Região do Vale do Jequitinhonha). No encontro, foi eleita a nova diretoria do segmento da Juventude da Kolping do Brasil, com a diretora Jéssica Soares (Kolping Bahia) e Pedro Nascimento (Kolping Piauí).

Jornada da Juventude Kolping de Minas Gerais

Um dos principais esforços anuais da Juventude Kolping (JUK) de Minas Gerais é a promoção da Jornada da Juventude Kolping: um evento realizado com o objetivo principal de criar um tempo/espaço para troca de experiências entre os jovens do Movimento e os interessados em conhecê-lo. Na Jornada, os jovens são convidados a refletirem sobre as experiências e a caminhada dentro do movimento. Para os iniciantes, há ainda a oportunidade para ingressar na Obra.

A jornada também é um espaço de novas (re)articulações dos jovens, de eleição da coordenação estadual e de indicar o diretor(a) Estadual de Juventude da Obra Kolping de Minas Gerais.

Ao longo dos anos a Jornada vem revelando novas lideranças que tem assumido cargos nas diretorias das comunidades Kolping, na Obra Kolping Estadual e da Obra Kolping do Brasil.

O encontro acontece desde 1999:

2016 – São João da Chapada, Diamantina

2015 – São Gonçalo do Rio Preto;