Infância e Adolescência

Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/1990
"É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária."

Socialização

A Obra de Minas Gerais desenvolve em seus núcleos projetos de educação, esporte, lazer, profissionalização e cultura para crianças e adolescentes.  Os núcleos desenvolvem ações de acordo com a demanda do território onde estão inseridos, são creches para atender as mães trabalhadoras, projetos de socialização no contra turno escolar, escolas de musica, de futsal e Centros de Qualificação Profissional. As ações são desenvolvidas como foco no fortalecimento da convivência familiar e dos vínculos comunitários.

Nos projetos e nos núcleos, as Comunidades Kolping desenvolvem eventos de sensibilização para o enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e outras pautas do movimento social relacionadas com as infâncias.

Os associados do Movimento Kolping, bem como o público atendido, são estimulados a participarem dos Conselhos de Defesa e Garantia de Direitos. Atuamos na formação de novas lideranças para os Conselhos de Tutelares, Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Juventude.

Além de atuarem nos Conselhos Municipais, os associados Kolping também têm relações estreitas com a Pastoral da Criança de suas comunidades, uma vez que a Obra Kolping é parceira da igreja Católica Local.

Projetos nas comunidades Kolping:

Kolping Vila Belém – Belo Horizonte
  • Projeto de Socialização, com cursos (informática, digitação e programação) e oficinas: Inglês, teatro, violão, capoeira, futsal, voleibol, jiu jitsu, jogos
  • Escola de Futsal
  • Projeto de lutas