Quem somos

A Obra Kolping é um movimento social, popular, católico e sem fins lucrativos a serviço do trabalhador e sua família, e historicamente zela a favor da juventude. Presente em cerca de 60 países, foi fundada pelo Beato Adolfo Kolping (1813-1865), em Colônia, Alemanha, no dia 6 de maio de 1849.

A primeira Comunidade Kolping da América Latina foi estabelecida em Buenos Aires, na Argentina, no ano de 1923. Neste mesmo ano, a primeira Kolping do Brasil foi fundada na cidade de São Paulo, onde fica a atual Sede da Obra Kolping do Brasil. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso foram os lares das primeiras Comunidades Kolping do país. Hoje, o movimento atua em pelo menos 213 comunidades, com 7.700 associados pelo Brasil.

Em Minas Gerais, a Obra Kolping Estadual (OKE MG) foi fundada em 07 de setembro de 1978, em Belo Horizonte, onde atua desde 23 de fevereiro de 1986, sob os princípios de Adolfo Kolping e da Obra Kolping do Brasil (OKB).

Temos por objetivo a promoção integral do homem e da mulher, priorizando serviços para a criança e o adolescente, a juventude, o trabalhador, a trabalhadora e os idosos: mediante assessoramento, defesa e garantia de direitos, por meio de programas e/ou projetos de ação e formação nas áreas: religiosa, de profissionalização e geração de renda, social, familiar, educacional, cultural, recreativa, esportiva, de lazer, de inclusão digital, de moradia, de turismo e de meio ambiente visando a sua melhor participação na família, no trabalho e na sociedade.

Reunião Estadual do Movimento Kolping

A Kolping Minas Gerais também promove cursos,  treinamentos,  assembleias e apoio às Comunidades Kolping,  respeitando a autonomia de cada uma delas, mas com as diretrizes de unidade, desenvolvimento de atividades conjuntas e troca de experiências entre seus membros.

Atualmente, somos 18 comunidades ativas na região central, região do Vale do Jequitinhonha e na região do Sul de Minas, nos municípios de Belo Horizonte, Boa Esperança, Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Formiga, Leme do Prado, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Preto. São Vicente de Minas e Turmalina.

A Sede Estadual da Obra Kolping Minas Gerais fica em Belo Horizonte, na rua Barbosa, 355, no bairro São Salvador (região noroeste da cidade).

Saiba mais sobre a história da Obra Kolping do Brasil no site: http://www.kolping.org.br/