+55 31 3477-6087 / 3475-3588 kolpingminasgerais@gmail.com

Retrospectiva Kolping: Projetos culturais em 2017

Já sabemos que a Kolping atualmente está presente em mais de 60 países pelo mundo, mas agora falaremos sobre alguns projetos culturais que temos e como ela vem atuando em algumas comunidades do estado de Minas Gerais. São projetos que já acontecem a algum tempo e em 2017 continuaram a ser referência do bom trabalho da Obra Kolping.

Projeto Preparando o futuro:  O projeto oferece qualificação profissional e desenvolvimento pessoal, com formação em teatro,canto, Percussão, violão e violino, desde 2014. No ano de 2017 o projeto continuou sendo desenvolvido em Belo Horizonte, na Regional Noroeste, Venda Nova e em Ribeirão das Neves.

Kolping Vila Belém – Regional Noroeste BH – Maio de 2017

Projeto Conexão Cultural Kolping: O Projeto oferta Cursos de canto, dança, percussão e teatro, para atender Crianças e Adolescentes, de 8 a 17 anos, auxiliando-os a se tornarem seres humanos melhores. Temos o compromisso de educar e socializar nossas crianças e adolescentes, no bairro Botafogo/Justinopólis -Ribeirão das Neves.

Kolping Bairro Justinopólis DEZ 2017– Rib. Neves – Oficina de Percussão

Bloco da Língua:  O bloco carnavalesco foi idealizado por associados da Obra Kolping de Minas Gerais, em 2014, com o intuito de promover a descentralização e democratização do lazer e da cultura de Belo Horizonte. Após sua criação, o bloco passou a promover oficinas de percussão na sede da Obra Kolping de Minas gerais. No ano de 2017 o bloco da língua esteve presente no carnaval de BH, desfilando pelas ruas do Bairro São Salvador, na região Noroeste. Agora, o projeto foi ampliado, com a criação de mais três blocos no ano de 2018.

Carnaval – Março 2017 – Sede Obra Kolping – BHte

Formação e ampliação do capital cultural:Já no Bairro Santinho –regional Rosaneves / Ribeirão das Neves, a comunidade Kolping desenvolve desde 2004, cursos e oficinas de violão, teclado, violino, teatro, teatro de fantoches, Balé/jazz e Percussão, além de promover
eventos culturais gratuitos.

Curso de Percussão Kolping Santinho – RosaNeves – Rib. Neves – FEV 2017

Formação de agentes-socio-culturais: Na Comunidade Kolping do Bairro São Benedito – Santa Luzia, o coletivo tem forte histórico na formulação de lideranças que atuam no Conselho
Municipal de Cultura da Cidade.O Núcleo Kolping desenvolve ações de articulação em rede com diversos coletivos de cultura da Cidade. É parceiro do Programa Fica Vivo, desenvolve oficinas de Hip Hop e capoeira de Angola.

Graffitaço – Maio de 2017 – Bairro São Benedito – Santa Luzia

Seria impossível citar todos os projetos Culturais que Kolping promoveu no ano de 2017, por isso, listamos apenas alguns dos que mais se destacaram. Para o ano que se inicia, a Obra Kolping de Minas Gerais pretende ampliar muito mais seu trabalho com a comunidades, levando para as pessoas aquilo que faz parte do nosso lema: “Formação, ação e lazer”. E em 2018, a meta é ampliar o acesso a cultura em todo o estado, criando projetos em todas as comunidades Kolping presentes em Minas Gerais, por isso estamos sempre em busca de recursos para ampliação do nosso trabalho.