+55 31 3477-6087 / 3475-3588 kolpingminasgerais@gmail.com

Movimento Kolping apoia Blocos de Carnaval em Belo Horizonte

O Lazer é uma necessidade humana! E no Brasil, vai muito além, sendo um direito constitucional e presente na declaração Universal dos Direitos Humanos. A Kolping exerce papel que diferencia o movimento de outras organizações de inspiração cristã, por reconhecer o lazer como umas das dimensões da cultura. Nossa metodologia de trabalho desde a fundação é: “Formação, ação e Lazer”.  Desde 1978, a Kolping tem papel central na mobilização e organização de eventos e festas populares. Qualquer pessoa do bairro ou da Região pode confirmar e resgatar em suas memórias as gincanas, os campeonatos de futebol, os eventos do dia do Trabalhador, do 7 de Setembro, da Semana da Consciência Negra, dos Festivais de Musica Independente – Kolping Rock, das Ruas de Lazer e por aí vai…

Em 2014, a partir da iniciativa de alguns associados(as) Kolping, foi idealizado e fundado o Bloco Carnavalesco “Não São de Salvador”,  que depois virou o “Bloco da Língua”. A ideia central foi somar esforços para revitalizar o Carnaval de Belo Horizonte, e trazer a discussão da democratização e descentralização das políticas culturais e de lazer da cidade para dentro da temática do Carnaval. A fundação do Bloco foi fruto da parceria de associados da Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, com a Escola Municipal Augusta Medeiros, comerciantes locais, lideranças comunitárias e moradores que não eram associados(as) Kolping, mas simpatizantes da metodologia.

O Bloco da Língua se tornou um dos Blocos mais populares da Regional Noroeste de Belo Horizonte e da Regional Ressaca de Contagem. Em 2018 vai para o seu quinto carnaval,  e já é reconhecido e prestigiado por grande parte da comunidade. A sede do bloco atualmente, fica na Obra Kolping de Minas Gerais, que presta apoio cedendo sala para armazenamento de instrumento, espaço para ensaios e oficinas, e para organização de festas beneficentes.

Agora a Kolping quer expandir mais esse projeto que busca trazer lazer e cultura para nossa comunidade, com a criação de mais três blocos no ano de 2018, que são: “Ôôô Glória”, oBrócolis e oSambô São SalvadorAs novas iniciativas também foram idealizadas por associados(as) do movimento, tem o apoio institucional, assessoria administrativa e de mobilização da Kolping.

Além da dimensão do lazer, os novos blocos somam esforços para descentralização do carnaval da cidade de Belo Horizonte, que tem previsão de receber 3,5 Milhões de pessoas, fortalece os vínculos comunitários e estimula empreendedores culturais à acreditarem na realização de eventos capazes de gerar emprego e renda para os moradores(as) da Região.