Projetos de inclusão digital e qualificação profissional movimentam as comunidades

Em parceria com o então Ministério da Ciência e tecnologia, o primeiro telecentro do Movimento Kolping de Minas Gerais foi inaugurado em Belo Horizonte, dentro do Projeto Casa Brasil, que desenvolvia  atividades que priorizavam ações em tecnologias livres aliadas à cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. As atividades desenvolvidas estimulam a apropriação autônoma e crítica das tecnologias, como, por exemplo, o Software livre, a democratização das comunicações e o desenvolvimento local orientado pelos princípios da economia solidária. O principal público atendido eram crianças e adolescentes. A memória de algumas atividades realizadas no projeto ficaram no Blogspot desenvolvido pelos alunos na ocasião ainda disponíveis em: http://casabrasilobrakolping.blogspot.com.br/

Outros telecentros foram implantados pelo Programa Telecentros Comunitários e pelo Programa Nacional de Apoio a Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR. Em Belo Horizonte e Metropolitana a maioria dos telecentros foram implantados na parceria liderada pela Empresa de informática e Informação do Município de Belo Horizonte/Prodabel em parceria com as prefeituras. Outros telecentros foram montados por iniciativa dos próprios associados do movimento Kolping, como por exemplo o telecentro da Comunidade quilombola de São João da Chapada em Diamantina e São Gonçalo do Rio Preto.

Os Telecentros estão em funcionamento nas seguintes comunidades:

1- Obra Kolping de Minas Gerais  – Belo Horizonte;

2- Comunidade Kolping Minas Caixa – Belo Horizonte;