Diretores e integrantes das comunidades Kolping do estado foram convidados para a reunião mensal da Diretoria Estadual da Obra Kolping de Minas Gerais, no sábado do dia 3 de junho, realizada no município de Rio Acima. O encontro contou com a discussão de novos projetos para infância e adolescência e a redefinição de duas importantes datas do calendário do movimento.

Para o presidente da comunidade anfitriã de Rio Acima, Orlando Pedrosa, o encontro é o momento ideal para a troca de experiências entre o que se tem feito de melhor nas diferentes regiões de atuação da Kolping. “A reunião foi proveitosa. Precisamos interagir mais efetivamente, ou seja, o que as comunidades tiverem de melhor, levar para  as outras a fim de transferir conhecimentos, seja capital intelectual, social, artesanato, confecções, horticultura, meio ambiente, e demais atividades possíveis de se intercambiar”, avalia Orlando.

Nesse sentido, foi retomado o diagnóstico de projetos de saúde, esporte e lazer realizado nas comunidades Kolping da Região Metropolitana de Belo Horizonte pela estagiária de Educação Física, Luiza Cupertino. Poucos desses núcleos da Grande Belo Horizonte que desenvolvem ações para públicos diversos, como crianças, jovens, adultos e terceira idade, conseguem recursos para executar projetos na própria cidade, seja via o Conselho Municipal de Assistência Social ou do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente.

O momento atual é de priorizar comunidades que, de acordo com o diagnóstico realizado, ainda não captam esses recursos nos seus municípios e que demonstraram interesse em novos projetos, como a própria Kolping de Rio Acima. “Apesar da comunidade ter um grande vínculo com a população idosa, que eles gostam de chamar de melhor idade, há grande interesse de desenvolver um projeto com crianças e adolescentes. O que estamos fazendo no momento é verificar como o processo de inscrição no Conselho da Criança e do Adolescente é feito na cidade, para ativar a inscrição e depois escrever um projeto para esse público”, explica Luiza Cupertino.

Houve ainda duas importantes mudanças no calendário do movimento de 2017. A primeira delas diz respeito à mudança de cidade da Jornada da Juventude Kolping 2017. Prevista para ser recebida pela comunidade Amigos do Sagrado Coração, de Diamantina, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, o evento teve seu local e datas alterados. A diretoria decidiu que, por motivos de força maior, a Jornada deste ano acontecerá na cidade de Boa Esperança junto à comunidade de São José Operário, no mês de novembro, com o final de semana ainda a decidir, em função das provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio e do calendário da comunidade que vai acolher o evento.

A segunda mudança do calendário envolve a próxima reunião da Diretoria Estadual, que se dará com as comunidades do Vale do Jequitinhonha. O encontro estava marcado para acontecer no dia 1º de julho na Kolping de Vila Esplanada, na cidade de Couto Magalhães, mas foi decidido na ocasião que a data será adiada para o dia 22 de julho, no mesmo local. A proposta é que após o encontro, os associados e diretores interessados participem do 34º Festival de Cultura Popular do Vale Jequitinhonha, o Festivale que vai acontecer no município vizinho de Felício dos Santos, com a participação da comunidade Kolping da cidade, entre os dias 23 e 29 de julho. O festival é realizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale.

Leitura da oração das Comunidades Kolping

One thought on “Reunião da Diretoria Estadual em Rio Acima discutiu novos projetos e mudanças no calendário do movimento”

1. Confesso que estou muito feliz em ver publicação da minha(nossa) Comunidade Kolping Santo Antonio de Rio Acima, pois , não tenho o hábito nem tempo de visitar a página, mas tenho certeza que a partir de hoje vou tornar este hábito, pois, só assim irei me inteirar das notícias. Parabéns ao responsável deste informativo.