Rua Barbosa, 355, São Salvador - Belo Horizonte, Brasil

+55 31 3477-6087 kolpingminasgerais@gmail.com

Educação patrimonial no projeto “Preparando o Futuro” da Kolping Santinho

Na última manhã de sábado, do dia 27 de maio, alunos do projeto “Preparando o Futuro” da Kolping Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santinho, em Ribeirão das Neves, participaram de excursão em ponto turístico da cidade. Trinta jovens e adolescentes das aulas de Inglês, Espanhol, Informática, Música (Canto, Violão e Percussão) e Teatro conheceram a Igrejinha da Colina na companhia de professores e voluntários do projeto e de um funcionário da Secretaria Municipal de Cultura.

A igreja, localizada no bairro San Marino, foi construída na década de 1930 e é tombada por uma lei municipal de 1990. Restaurada em 1999, atualmente o monumento e a ampla área verde que o circunda são mantidos por religiosos e moradores da região.

Muitos habitantes de Ribeirão das Neves, cidade que faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, desconhecem a história do município. Essa foi uma das razões que levou a coordenação do projeto a escolher o local para visita dos jovens. Para o vice-presidente da comunidade Kolping Santinho e professor de língua estrangeira, Geraldo Gonçalves, a oportunidade foi de contribuir na formação dos alunos e no conhecimento da própria região. “Muitos moradores da cidade não conhecem os pontos turísticos e culturais da cidade, incluindo os jovens. Na escola não dá tempo. Por conta própria muita gente não conhece. Algumas informações são desconhecidas até para a Secretaria de Cultura da cidade. A gente tem que cuidar e amar do lugar que mora”.

Para Ana Cristina de Souza, 12 anos, e aluna de três aulas do projeto, a visita foi uma novidade que ela fez questão de passar adiante. “Eu não sabia que existia ponto turístico em Neves. Gostei muito! Postei nas redes sociais e todo mundo perguntando “onde que é?”, e eu falei, aqui em Neves. Aqui tem pontos turísticos bonitos, que a gente não conhecia… Agora que conhecemos temos que preservar”, afirmou a estudante.

Além das informações históricas, o passeio contou com informações da fauna e flora local e o sorteio de um livro de poesias do escritor nevense Sebastião Félix da Silva, um dos moradores que zelam pela conservação da igrejinha.

A proposta é visitar outros 12 pontos turísticos de importância histórica, ambiental e cultural para a cidade ao longo do ano, como a área de preservação da Lajinha,  o Espaço Invertido e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, que promove o festejo do Congado.

O projeto

Na comunidade Kolping de Ribeirão das Neves, todas as aulas do projeto são gratuitas e as matrículas são feitas em cada início de semestre.

O “Preparando o Futuro” é um projeto que acontece em três núcleos da Kolping: nas comunidades Vila Belém e Minas Caixa, em Belo Horizonte, e na comunidade Santinho, em Ribeirão das Neves.

Cada núcleo tem sua peculiaridade, já que as demandas e realidades dos bairros são diferentes. Apesar disso, a formação de adolescentes e jovens para sua inserção no mercado de trabalho é o eixo comum que guia as atividades.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *