Kolping Vila Belém elege nova diretoria

No último domingo (21/05), aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária da Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A comunidade é a mais antiga do estado, com 39 anos de fundação. A principal pauta do encontro foi a eleição da nova diretoria e Conselho Fiscal para o triênio 2017-2020.

No encerramento do seu mandato de três anos como presidente da Kolping Vila Belém, Anderson Coelho agradeceu a equipe da diretoria. “A diretoria que deixa a gestão do último triênio tem orgulho dos feitos principalmente porque trabalhou intensamente unida. Muitas crianças, jovens, adultos e idosos foram atendidos, e com a excelência dos profissionais que ali trabalham com amor. Temos o dever de continuarmos firmes no ideal com a nova equipe. Os desafios são diários e possíveis de serem sanados.

O novo presidente de comunidade, Elson Santana (de azul, na parte central da foto), e integrantes da comunidade

Novo presidente

O presidente eleito, Elson Santana, começou a se relacionar com a Kolping a partir de grupos de jovens e pelo esporte. Nos últimos anos, ele foi parceiro da comunidade como técnico de informática e ministrou aulas de Montagem e Manutenção de Computadores na Kolping Vila Belém.

Na diretoria da comunidade, Santana já exerceu o cargo de secretário, na década de 1990, e de conselheiro fiscal no triênio de 2011. “Sempre participei e faço com muito gosto porque eu acredito na proposta. Vejo que realmente há uma sintonia entre a comunidade e a Kolping, apesar de nos últimos anos isso ter diminuído um pouco. Esse é um dos meus objetivos: fazer com que a Kolping seja reconhecida como entidade que promove mudanças, seja de inclusão social, seja de profissionalização, com destaque à juventude”, declara Elson Santana.

Na ocasião, estiveram presentes três representantes da Diretoria Estadual da Obra Kolping de Minas Gerais: o diretor-presidente, Rafael Frois, o diretor de finanças, Joaquim Castro, e o assistente eclesiástico, Padre Ângelo Márcio.

No papel de assistente eclesiástico, Padre Ângelo destacou o papel da Kolping como expressão do aspecto social da Igreja Católica. “É uma pena que muitos católicos e demais ainda não conheçam esta grandiosa Obra de mais de 160 anos. Deus abençoe a diretoria anterior que concluiu com grande êxito a missão na Kolping Vila Belém. Que o novo diretor presidente, Elson Santana, tenha toda força de Deus neste trabalho que se inicia”.

A assembléia contou ainda com representantes da comunidade Kolping em formação do bairro Santa Cecília, no município de Esmeraldas (na região metropolitana de Belo Horizonte), e com representantes dos grupos atendidos pela Kolping e das pastorais da Paróquia Santo Antônio da Vila Belém.

Outros assuntos na agenda do encontram foram a reforma do estatuto para adequar ao Novo Marco Regulatório das Organizações Sociais, que começou a vigorar para os municípios no início deste ano, e a prestação de contas do Projeto Preparando o Futuro.